A cirurgia bucal mais realizada nos consultórios odontológicos é a exodontia (remoção/extração dentária). Os terceiros molares, também conhecidos como sisos, são os dentes mais extraídos em relação à dentição hígida (sadia). Isso ocorre devido ao fato de, na maioria dos casos, eles não erupcionarem, ficando inclusos na mandíbula e/ou maxila. A evolução da Odontologia tornou comum o encaminhamento de jovens para a exodontia dos terceiros molares, facilitando o tratamento, já que a idade ideal, na maioria dos casos, para esse procedimento é entre 16 a 18 anos de idade.

A literatura mundial apresenta diversas indicações para esse procedimento: prevenção de cárie, pericoronarite (inflamação), infecção odontogênica, reabsorção radicular, formação cistos e tumores de origem odontogênica, fratura de mandíbula,  tratamento de dor de origem desconhecida, otimização da saúde periodontal e facilitação do tratamento ortodôntico.

O maior medo dos pacientes, geralmente, é a dor. O controle da dor trans e pós-operatória é de fundamental importância para a confiança do paciente no cirurgião-dentista. Para isso, é necessário o controle da ansiedade do paciente (não necessariamente com medicamentos; muitas vezes, um simples diálogo resolve), a mínima manipulação tecidual durante a cirurgia, um bom controle do tempo operatório, prescrição de medicação pós-operatória correta.

A exodontia dos terceiros molares é um procedimento seguro (mesmo que tenha seus riscos individuais de cada caso) desde que bem indicada e planejada. Portanto, o paciente deve saber escolher o profissional qualificado para realização do procedimento.